Jovens inspiram inovações no programa

Em 2019 o Programa implantou melhorias visando demandas dos jovens.
Pesquisa da Firjan informa que 9 entre 10 habitantes do estado do Rio de Janeiro querem que o governo invista a maior parte do orçamento em Saúde. As prioridades seguintes são, por ordem: Educação, Segurança Pública, Geração de Empregos e Renda e Saneamento. (Fonte: Carta da Indústria. Nov 2018)
O Banco da Providência sentiu bem o reflexo desta pesquisa no desenvolvimento do Curso Tecnologias da Comunicação, no ano de 2018. Os jovens, mesmo com nível de Ensino Médio, demonstraram dificuldades na área da Educação, especialmente, leitura e cálculos. Dificuldades com consequências graves, que determinaram a não aprovação em um processo seletivo realizado por parceiro.
Ter a educação como prioridade, para além do compromisso do orçamento do governo, deve ser um comprometimento ético por parte dos gestores das políticas públicas, visto que a má qualidade da educação interfere no presente e no futuro da juventude. Impede que tenham acesso a oportunidades que poderiam mudar suas vidas.
A programação do Curso Tecnologia da Comunicação em 2019 foi pautada nas demandas dos jovens por conhecimentos adicionais essenciais não obtidos plenamente por meio da educação formal:
Aumentamos a carga horária total do curso para 312 horas.
Introduzimos a matéria Cálculos, com as 4 operações.
Mantivemos como fio condutor da aprendizagem o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, e a elaboração do Projeto de Vida.
Os resultados imediatos permitem, aos jovens, acessar melhores condições de vida e na visão de longo prazo contribuem para quebrar o ciclo da pobreza geracional.