top of page

PROJETOS

O Programa de Inclusão Social Produtiva atua, por meio de seus projetos, para que pessoas em extrema pobreza se percebam capazes de transformar sua realidade, reconhecendo o poder, a força e a coragem dentro de si. Ao fomentar o conhecimento com estratégias, ferramentas e oportunidades, comunidades vulneráveis se potencializam para integrar a população economicamente ativa.

 

O Programa é desenvolvido a partir de sua metodologia própria, certificada como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil desde 2018. A Metodologia das Três Fases tem como base estruturar oportunidades para uma vida digna, promovendo o desenvolvimento humano, a capacitação profissional e a geração de renda.

POTENCIALIZA: Programa de Inclusão Social Produtiva

O Potencializa! - Programa de Inclusão Social Produtiva é desenvolvido a partir de sua metodologia própria, certificada como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil desde 2018. A Metodologia das Três Fases tem como base estruturar oportunidades para uma vida digna, promovendo o desenvolvimento humano, a capacitação profissional e a geração de renda.

 

Aumentos significativos no nível de renda e ocupação, além de ganhos em autoconfiança e otimismo são resultados comprovados das ações do Banco de Providência, de acordo com o estudo realizado por Leandro Pongeluppe (Universidade da Pensilvânia), que avaliou o impacto na vida de moradores favelas cariocas beneficiários dos projetos sociais. A pesquisa, uma referência de mensuração de resultados de ONGs, foi publicada na revista científica Administrative Science Quarterly.

Desenvolvimento socioemocional

Capacitação
profissional

Geração de
renda

Desenvolvimento socioemocional

DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS:

  • Capacidade de expressão e comunicação;

  • Autoestima, autoconfiança, atitude positiva diante da vida; 

  • Capacidade de acessar direitos humanos e sociais (integração em políticas públicas);

  • Confiança na capacidade profissional;

  • Protagonismo para acessar novas oportunidades.

foto4 aulas Fase 1 AF Penha.JPG

Agência de Famílias

DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL

Agências instaladas em comunidades onde realizamos a primeira etapa do Programa com o objetivo de desenvolver habilidades e competências socioemocionais por meio de atividades e dinâmicas em grupo.
 

Público atendido:
Famílias com renda familiar per capita abaixo do indicador de pobreza extrema e que tenha, pelo menos, uma mulher adulta em idade de se capacitar para o trabalho. Temos um histórico acumulado de 60% das famílias capacitadas terem aumentado à renda e transformado suas vidas.

FASE 1
prograade inclusao

Capacitação profissional

DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PROFISSIONAIS:

  • Habilidades técnicas e específicas da profissão

  • Habilidades básicas para a participação e cidadania

  • Habilidades empreendedoras

foto curso cabeleireira - Fase 2 Capacitação.jpg

Agência de Capacitação

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DE MULHERES

Os cursos profissionalizantes são realizadas no nosso Centro de Capacitação em Realengo e atualmente são oferecidos cursos nas áreas de gastronomia, beleza e costura criativa. Nesta etapa, também oferecemos uma Formação Empreendedora em que as participantes aprendem a elaborar um plano de negócio, a fazer a gestão financeira, a criar estratégias de vendas e a experimentar na prática a rotina de uma empreendedora. Com base no plano de negócios apresentado, selecionamos algumas empreendedoras para receber um investimento do Banco da Providência para iniciar seu negócio. 

FASE 2

Geração de renda

DESENVOLVIMENTO DOS NEGÓCIOS:

  • Acompanhamento dos negócios selecionados

  • Apoio no desenvolvimento de estratégias comerciais

  • Apoio na execução do plano de ação

WhatsApp Image 2022-04-28 at 16.15.51 (4).jpeg

Agência de Empreendedorismo

DESENVOLVIMENTO DE EMPREENDEDORES

Mentoria às empreendedoras selecionadas para incentivo à prática do comportamento empreendedor, estratégias de diferenciação de produtos/serviço, educação financeira - encontros mensais com consultores do Sebrae por 06 meses. Nesta etapa, oferecemos também Oficinas de Formação Complementar para acompanhar quem está gerando renda via trabalho informal. 

FASE 3

Mulher, Potência Empreendedora

foto costura 2023_edited.jpg

Com o aumento do desemprego e diminuição da oferta de vagas de trabalho formal, o empreendedorismo tem se tornado cada vez mais a única alternativa disponível para uma parcela crescente da população, principalmente para mulheres com perfil de vulnerabilidade social. 

Este projeto tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional destas mulheres através do desenvolvimento de habilidades socioemocionais, capacitação profissionalizante, formação empreendedora e geração trabalho e de renda, promovendo a mudança de condições de vida por meio da superação do indicador de pobreza extrema e da autonomia para o exercício da cidadania. 

A metodologia das 3 fases é o fio condutor da execução.


Público- Alvo: Mulheres com renda familiar per capta com indicador abaixo da linha da pobreza extrema, idade de 18 a 60 anos e residentes em áreas de vulnerabilidade social. - falta colocar

Desenvolvimento socioemocional

É realizado nos territórios onde as mulheres residem e é composto por 10 encontros onde são desenvolvidas habilidades socioemocionais como autovalorização, autoestima, autoconfiança, capacidade de comunicação e expressão, confiança na capacidade profissional, capacidade de acessar direitos humanos e sociais (integrados com as políticas públicas) e protagonismo para acessar novas oportunidades.

Capacitação
profissional

É realizada em nosso centro de capacitação profissional localizado em Realengo e tem como objetivo desenvolver habilidades técnicas e específicas de uma profissão, habilidades pessoais, profissionais e de cidadania.
Atualmente são oferecidos cursos nas áreas de Beleza, Gastronomia e Costura Criativa.

Geração de
renda e trabalho

É realizada a formação empreendedora com objetivo de desenvolver habilidades empreendedoras que levem as participantes a elaborarem um plano de negócio, a fazerem a gestão financeira, a criarem estratégias de vendas e a experimentarem na prática a rotina do seu empreendimento. Com base no plano de negócios apresentado, algumas empreendedoras são selecionadas para receber um investimento do Instituto da Providência para iniciar o seu negócio.

Após a formação empreendedora, é executado o processo de acompanhamento da geração de renda de todas as participantes do projeto e mentoria dos negócios selecionados em parceria com o SEBRAE/RJ para apoio no desenvolvimento de estratégias comerciais.

mulher, potencia empreendedora
03. (transparente) 01_Resultados Mulher, Potência Empreendedora.png
04. (transparente) 02_Resultados Mulher, Potência Empreendedora.png

Impacto em 2023

Programa (Re)Conquista

WhatsApp Image 2023-05-19 at 12.23.00.jpeg

O (Re)conquista foi idealizado em 2020 pelo Instituto da Providência, Stone e Instituto Phi com o principal objetivo de promover a inclusão social e produtiva via empreendedorismo, promovendo o acesso às oportunidades de geração de renda por todo o país.

Capacitamos outras organizações sociais, que já atuem e/ou visem atuar com inclusão produtiva, na nossa Metodologia das 3 Fases para formação de microempreendedores em seus territórios de atuação. Cada ONG participante recebe subsídio financeiro para implementação e cada empreendedor formado e selecionado recebe um capital semente para iniciar seu negócio.

O (Re)conquista foi concebido para gerar impacto através de três vias de valor que consideramos essenciais para um alto retorno social: Amplitude (alcance nacional); Profundidade (avaliação de impacto e monitoramento de dados) e Perenidade (Acompanhamento e orientação pós formação).


Público-alvo: Instituições que demandam por uma metodologia de inclusão social produtiva com foco em pessoas com perfil de vulnerabilidade social visando o alcance de resultados efetivos na transformação de alguns indicadores combate à pobreza extrema.

Abrangência: 21 cidades distribuídas em 08 estados : CE, MA, MG, PB, PE, PI, RJ e SP

reconquista

Impacto em 2023

25

 ONGs certificadas a aplicar a Metodologia das 3 Fases

30

turmas realizadas por parceiros

844

participantes matriculados

615

empreendedores formados e acompanhados em mentorias

Potência Jovem

1.png

Esse projeto faz parte do Programa de Inclusão Social Produtiva e, a partir do desenvolvimento da trilha formativa que tem a Metodologia das 3 Fases como fio condutor deste trabalho, tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, construção de projetos pessoais e profissionais que estimulem a autoestima, autodeterminação, autonomia, sustentabilidade e a formação para o mundo do trabalho através de capacitação profissional e encaminhamentos de jovens com perfil de vulnerabilidade social para processos seletivos e inserção via programas de aprendizagem ou emprego formal.

Público-Alvo: O público-alvo do projeto são jovens de 18 a 24 anos, residentes do município do Rio de Janeiro, com perfil de vulnerabilidade social, que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio em escolas públicas (jovens no 9º ano do Fundamental poderão ser admitidos em situações sociais que recomendem).

Desenvolvimento socioemocional

É realizado nos territórios onde os jovens residem em parceria com os CRAS da região. É composto por 10 encontros onde são trabalhados temáticas que estimulam o protagonismo e o fortalecimento de habilidades socioemocionais.

Capacitação
profissional

Executada em parceria com SENAI Firjan - Unidade Vicente de Carvalho, oferecendo cursos de capacitação profissional nas áreas de Logística e Sistemas de Rede e Computação.

Geração de
renda e trabalho

Curso de preparação para o mundo do trabalho e encaminhamento para processos seletivos e inserção no mercado de trabalho.

Impacto em 2023

01_Resultados Potência Jovem (1).png
01_Resultados Potência Jovem (1).png
bottom of page