PROJETOS
O Programa de Inclusão Social Produtiva atua, por meio de seus projetos, para que pessoas em extrema pobreza se percebam capazes de transformar sua realidade, reconhecendo o poder, a força e a coragem dentro de si. Ao fomentar o conhecimento com estratégias, ferramentas e oportunidades, comunidades vulneráveis se potencializam para integrar a população economicamente ativa.
O Programa é desenvolvido a partir de sua metodologia própria, certificada como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil desde 2018. A Metodologia das Três Fases tem como base estruturar oportunidades para uma vida digna, promovendo o desenvolvimento humano, a capacitação profissional e a geração de renda.
POTENCIALIZA: Programa de Inclusão Social Produtiva
O Potencializa! - Programa de Inclusão Social Produtiva é desenvolvido a partir de sua metodologia própria, certificada como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil desde 2018. A Metodologia das Três Fases tem como base estruturar oportunidades para uma vida digna, promovendo o desenvolvimento humano, a capacitação profissional e a geração de renda.
Aumentos significativos no nível de renda e ocupação, além de ganhos em autoconfiança e otimismo são resultados comprovados das ações do Banco de Providência, de acordo com o estudo realizado por Leandro Pongeluppe (Universidade da Pensilvânia), que avaliou o impacto na vida de moradores favelas cariocas beneficiários dos projetos sociais. A pesquisa, uma referência de mensuração de resultados de ONGs, foi publicada na revista científica Administrative Science Quarterly.
Desenvolvimento socioemocional
DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS:
-
Capacidade de expressão e comunicação;
-
Autoestima, autoconfiança, atitude positiva diante da vida;
-
Capacidade de acessar direitos humanos e sociais (integração em políticas públicas);
-
Confiança na capacidade profissional;
-
Protagonismo para acessar novas oportunidades.
Agência de Famílias
DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL
Agências instaladas em comunidades onde realizamos a primeira etapa do Programa com o objetivo de desenvolver habilidades e competências socioemocionais por meio de atividades e dinâmicas em grupo.
Público atendido:
Famílias com renda familiar per capita abaixo do indicador de pobreza extrema e que tenha, pelo menos, uma mulher adulta em idade de se capacitar para o trabalho. Temos um histórico acumulado de 60% das famílias capacitadas terem aumentado à renda e transformado suas vidas.
Capacitação profissional
DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PROFISSIONAIS:
-
Habilidades técnicas e específicas da profissão
-
Habilidades básicas para a participação e cidadania
-
Habilidades empreendedoras
Agência de Capacitação
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DE MULHERES
Os cursos profissionalizantes são realizadas no nosso Centro de Capacitação em Realengo e atualmente são oferecidos cursos nas áreas de gastronomia, beleza e costura criativa. Nesta etapa, também oferecemos uma Formação Empreendedora em que as participantes aprendem a elaborar um plano de negócio, a fazer a gestão financeira, a criar estratégias de vendas e a experimentar na prática a rotina de uma empreendedora. Com base no plano de negócios apresentado, selecionamos algumas empreendedoras para receber um investimento do Banco da Providência para iniciar seu negócio.
Geração de renda
DESENVOLVIMENTO DOS NEGÓCIOS:
-
Acompanhamento dos negócios selecionados
-
Apoio no desenvolvimento de estratégias comerciais
-
Apoio na execução do plano de ação