top of page

QUEM SOMOS

Há 65 anos, o Instituto da Providência arregimenta ações relevantes para o combate à pobreza e uma real oferta de oportunidades e acesso a direitos para aqueles em extrema vulnerabilidade. Nosso desafio para o futuro é: mudar quantas vezes forem necessárias para nos manter fiéis à nossa causa e como dizia nosso fundador D. Hélder Câmara: “Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo”.

LOGO_MELHORES_2024.png
Melhores2020_CMYK (1) (1).png
logos2019_rgb_principal-158x300.png
ORIGINAL __Logo Melhores ONGS - MOIDRF20
Selo_de_certificação_em_tecnologia_socia
PREMIO-XP.png
PREMIO-LED.png
Premio UBS 2022.png

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Agenda 2030 é um plano de ação global nascido de um acordo firmado em 2015 pelos Estado-membros da ONU, que reúne 17 objetivos de desenvolvimento sustentável criados para erradicar a pobreza e promover vida digna a todos. Os objetivos e metas são integrados e abrangem as 03 dimensões do desenvolvimento sustentável – social, ambiental e econômica – exigem uma ação mundial entre os governos, as empresas e a sociedade civil. 

O Instituto da Providência contribui para o alcance de 06 ODS: 

SDG-icon-PT-RGB-01.jpg
os 4.png
ods 5.webp
ods 8.png
ods 10.webp
ods 17.png

O Banco da Providência agora é Instituto,
com o mesmo propósito de transformar vidas.

Há 65 anos, nascia o que muitos chamavam de Banco da Providência. Um banco, sim, mas um banco de algo
muito maior que moedas e cédulas. Um banco de esperança, onde o verdadeiro valor sempre esteve em oferecer oportunidades e dignidade humana. Hoje, esse espírito se renova, e é com muita alegria que anunciamos oficialmente: agora somos Instituto da Providência. Este nome reflete ainda mais fielmente o nosso propósito, que nunca foi apenas oferecer suporte, mas garantir que todos possam exercer seus direitos e construir suas próprias histórias de protagonismo e transformação social. Desde o início, o Instituto da Providência foi inspirado pela visão de Dom Helder Câmara, um defensor incansável dos direitos humanos, que acreditava em uma sociedade mais justa e igualitária. Ao longo dessas mais de seis décadas, temos caminhado lado a lado com pessoas em situação de vulnerabilidade, não apenas oferecendo capacitação, mas contribuindo para a transformação necessária para que cada indivíduo possa exercer plenamente sua dignidade e autonomia.

Nossa História

Criado em 1959 por Dom Hélder Câmara, a organização recebeu o nome de “Banco” pois naquela época a população em situação de vulnerabilidade social não tinha acesso aos bancos do sistema financeiro. Nasce o Banco da Providência com a missão de contribuir para uma sociedade igualitária, em que mesmos os mais vulneráveis tivessem “um banco” para chamar de seu. E ao longo de mais de meio século é uma referência no atendimento às demandas sociais.

Diante de tanta procura, surge também a preocupação de arrecadar os recursos suficientes para fazer frente às necessidades das pessoas atendidas. Foi a partir daí que, em dezembro de 1959, aconteceu a primeira ação que daria origem dois anos depois a tradicional Feira da Providência. 

Baixe aqui a publicação Comemorativa dos 50 anos do Banco da Providência. 

MISSÃO
 Contribuir para a transformação social por meio do desenvolvimento humano, trabalhando em rede e potencializando habilidades socioemocionais e empreendedoras.

PROPÓSITO

 Inspirar transformações para superar a pobreza extrema.

VISÃO

 

Ter a sociedade atuando de forma integrada para a superação da pobreza extrema.

Dom Helder Câmara

Fundador do Instituto da Providência

Nascido em Fortaleza, Ceará, foi ordenado padre aos 22 anos. Transferido em 1936 para o Rio de Janeiro adotou como desafio antecipar soluções pastorais em prol dos que vivem na pobreza e na indigência. Indicado para o Prêmio Nobel da Paz por 7 vezes, Dom Hélder tinha uma preocupação maior em superar a pobreza. Acreditava na importância da militância dos pequenos grupos, na militância dos leigos e em seu papel de transformação da realidade excludente e geradora de desigualdades. Quando criou o Banco da Providência em 1959 pensou num "banco" cujo maior capital é o capital humano e o maior lucro é a solidariedade.

 

“A paz verdadeira só se conseguirá quando houver

coragem de criar condições reais de justiça”

Estrutura Organizacional

ASSOCIADO NATO

Dom Orani João Tempesta

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Anna Paula Carvalho
Caio Fiuza Silva 
Daniella Fonseca Raimundo
Gustavo Bastos 
Manuel de Oliveira Manangão | Presidente do Conselho
Paulo Henrique Gomes 

CONSELHO FISCAL

Alessandra Eloy Gadelha
Manuel Luiz da Silva Araújo
Paulo de Moraes Penalva Santos

CONSELHO DIRETOR

Ana Cecília Costa Carvalho Melo 
Clarice Linhares 
Daltro de Campos Borges Filho 
Genilson Melo

CONSELHO CONSULTIVO

Ana Cecília Nabuco de Magalhães Lins Camaret
Ângela Maria Machado Costa
Cecília de Paula Machado Sicupira
Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira
Ferdinando Valle Magalhães
Glória Severiano Ribeiro
Gustavo Nogueira
Isabel Gouvea Vieira
José Thomaz Nabuco de Araújo Filho
Lindália Sofia Rocha Martins Reis
Lívia de Sá Baião
Luís Guilherme Vieira
Maria da Glória Brando Archer
Maurício Caetano
Max Viana
Raphael Carneiro da Rocha Filho
Técio Lins e Silva

CONSELHEIRA EMÉRITA

Maria Christina Noronha de Sá

GESTÃO EXECUTIVA

Diretora Executiva:

Maria Garibaldi

Gerente de Projetos Sociais:

Jocilene Julião

Comunicação Institucional:

Geisa Agricio

Relações Institucionais e Parcerias:

Jefferson Melo

COORDENADORES DE PROJETOS

Ana Paula Figueiredo
Juliana Albuquerque de Goes Telles
Priscila Campos
Ruan Donorato dos Santos
Simone Neves
Wilma Santiago

Prêmios

  • PeaceLimitedEditron “Prêmio ILARIA ALPI – XII Edizione.

 

  • Prêmio Leopoldo Kunsechak: Outorgado ao Ambulatório da Providência, pelo Governo da Áustria, como reconhecimento a entidades e personalidades que se destacaram em pesquisas em prol do bem-estar da humanidade.

  • Prêmio São Sebastião de Cultura: outorgado, ao Ambulatório da Providência, pela Associação Cultural da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Categoria Obra Social.

  • Prêmio Paulo Freire – Outorgado ao Centro da Providência, pelo Ministério do Trabalho e FIRJAN, em reconhecimento à abrangência na área da capacitação de trabalhadores.

  • Homenagem na comemoração dos 60 anos de fundação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e 25 anos Curso de Mestrado em serviço Social.

  • Prêmio Categoria Ação Social – Outorgado pela Arquidiocese do Rio de Janeiro

  • Prêmio Bem Eficiente – Outorgado ao Banco da Providência por Kanitz& Associado, como reconhecimento as 50 melhores Entidades Beneficentes e Sem fins Lucrativos do pais.

  • CBCISS – Certificado do Seminário Nacional do Bem Estar – Terezinha Arnaut

  • Prêmio Jacaré de Ouro – Outorgado por Prêmio Caio 2004 na categoria Evento de Responsabilidade Social.

  • LionsClub Roma Host – Prêmio Embaixadora da Paz dado pela Prefeitura de Roma

  • Medalha de Mérito Pedro Ernesto - CâmaraMunicipal RJ- Vereador Marcio Pacheco - 46 anos Fundação Banco da Providência

  • Dia Internacional da Mulher Troféu Mulher 2006 - Medalha de Mérito da mulher- Entregue pela Governadora Rosinha Garotinho

  • UNESCO - Personalidades Cidadania para Marina Araújo, Diretora Geral

  • Prêmio Mulher pela Paz (Programa Renovação – Rádio Catedral) Deputado Hugo Leal

  • Personalidades Cidadania – Entregue pela Folha Dirigida “O Banco da Providência no voluntariado, a afirmação dos Princípios da cidadania plena”

1982

1994

1997

2000

2001

2002

2010

  • Selo DOAR de Gestão e Transparência – Instituto Doar 

  • Certificado de Tecnologia Social – Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2019

  • Prêmio “100 Melhores Ongs do Brasil” iniciativa do Instituto Doar e Revista Época

  • Pelo quarto ano consecutivo recebemos o Prêmio das 100 Melhores Ongs do Brasil

  • Selo de Direitos Humanos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, reconhecendo as organizações que mantiveram seus trabalhos mesmo durante a pandemia do COVID-19.

  • Finalistas do Prêmio XP Educação Financeira Transforma na categoria ONGs. O objetivo do Prêmio foi promover iniciativas e organizações que trabalham a educação financeira gerando grande impacto social.

  • Prêmio LED - Luz na Educação – Categoria Educação Profissional. O Prêmio é uma iniciativa criada pela Rede Globo em parceria com a Fundação Roberto Marinho para iluminar e disseminar práticas inovadoras em educação, reconhecendo quem está revolucionando o futuro do setor no Brasil.Visionaris 

  • Prêmio UBS ao Empreendedor Social 14a Edição, Brasil 2022 - Construindo um futuro sustentável - O Banco UBS criou o Visionaris como demonstração de seu compromisso com a sociedade para apoiar o trabalho de empreendedores sociais de destaque, que possuem visão, criatividade e usam essas qualidades para projetar soluções sistêmicas no intuito de diminuir problemas sociais complexos.

2014

2017

2018

2004

2019

2005

2020

2006

2021

2022

bottom of page